Ano Letivo

2010/2011

Unidade Curricular

Atelier 1A – Paisagem

Ano Curricular


Docência

Rute Carlos

Título do Exercício

A Paisagem da Veiga de Creixomil

Lugar de Intervenção

Veiga de Creixomil, Guimarães

Enunciado do Exercício

ATELIER 1A contempla um único exercício prático, faseado, que tem como objetivo a reflexão e a transformação da Veiga de Creixomil.

Partindo desta área de reserva agrícola e ecológica, procurar-se-á analisar a complexidade do lugar, interpretando os elementos, os processos, as dinâmicas e as lógicas relacionais que caracterizam a sua paisagem, de modo a formular uma estratégia de atuação que ative o seu potencial latente.

O exercício desenvolve-se em três fases:

(1) ANÁLISE – a partir da observação in situ e da exploração do lugar os alunos, em grupo, deverão construir uma narrativa (crítica e seletiva) que sintetize a problemática e o potencial do lugar e que aponte uma ideia/conceito de intervenção.

(2) ESTRATÉGIA – a través da exploração da ideia, os alunos deverão descobrir/desenvolver as ferramentas que permitem sintetizar o processo de atuação, enquadrando-o num projeto estratégico capaz de definir em simultâneo, um método de atuação e um compromisso formal com o lugar, definindo programa(s), escala(s) e tempos(s) de intervenção. Nesta fase serão também definidos os âmbitos de atuação individual.

(3) ATUAÇÃO – a partir da estratégia, cada aluno individualmente irá produzir um estudo preliminar de um âmbito de atuação, desenvolvendo ferramentas que o permitam sintetizar. Esta fase concluirá com a definição formal e construtiva de uma ou várias intervenções propostas.

Bio_Veiga

Álvaro Silva, Cláudia Fontes e Nicole Fialho

act-20102011-atl1a-grupo_b-img-grupo

Painel de grupo


 

PERCURSO PEDAGÓGICO, Cláudia Fontes

Painel individual. Cláudia Fontes

Painel individual. Cláudia Fontes

 

 

POLOS DE BIODIVERSIDADE, Álvaro Silva

act-20102011-atl1a-grupo_b-img-alvaro

Painel individual. Álvaro Silva

 

VINHA DO ENFORCADO, Nicole Fialho

Painel individual. Nicole Fialho

Painel individual. Nicole Fialho

A Vinha de Enforcado consiste em guiar o crescimento da videira sobre uma árvore de grande resistência, tal como o choupo. Permitindo uma economia de espaço, é plantada em zonas limítrofes como margens de rio ou perímetros de lotes agrícolas. Na Veiga é o tipo mais predominante.

O natural ciclo vegetativo das videiras varia na densidade das folhas, criando diferentes jogos visuais de permeabilidade. Condicionado pelas diferentes estações do ano, sugere-se um exercício de aprendizagem dos diferentes processos inerentes às mesmas.

Como exercício final é proposto um local, a Prisca, para optimizar as vinhas pré-existentes. De forma a viabilizar a exploração e construção de novas vinhas, adaptando a ideia da Horta Pedagógica, sugere-se uma estrutura metálica adaptável a qualquer local da Veiga.