Ano Letivo

2005

Unidade Curricular

Projecto V APE

Ano Curricular


Docência

Cidália Ferreira da Silva, Marta Labastida

Título do Exercício

Intervenção no Vale do Ave

Lugar de Intervenção

Estrada Nacional 206 entre Guimarães Famalicão, Portugal

Enunciado do Exercício

Projeto V propõe a reflexão e a intervenção sobre áreas inseridas no território difuso do Vale do Ave caracterizado por diferentes formas de crescimento, desde as polaridades, aos crescimentos lineares ao longo dos eixos estruturantes, até grandes áreas sensíveis associadas aos rios e linhas de água. Perante um padrão de urbanização diferente do modelo tradicional das cidades consolidadas, é necessário inventar novas formas de intervir. Neste território não fazem sentido as tradicionais dicotomias natural-artificial, rural-urbano e centro-periferia. No difuso assiste-se à sobreposição: o urbano e o rural, o natural e o artificial misturam-se numa multiplicidade de formas de ocupação onde não é possível distinguir onde terminam uns e começam os outros.

A partir de uma área alargada do território do Ave, é proposto aos alunos, organizados em grupos de 4 elementos, uma reflexão que visa a criação de uma estratégia específica. É no interior da própria estratégia que se descobrem as distintas escalas, assim como os possíveis locais de intervenção. A estratégia definida por cada grupo funda-se no olhar específico sobre a área indicada, na sua interpretação e na construção de uma ideia de intervenção.

Conter

Cristiano Castro, Diana Couto, Mafalda Costa e Nuno Oliveira

Planta Síntese

Planta Síntese

 

 

Antes e Depois

Antes e Depois

 

 

Vocações

Vocações

 

 

Reverdescer e Delimitar

Reverdescer e Delimitar

Die gleitreibungskraft ist umso größer, je größer die normalkraft ist und je https://www.hausarbeithilfe.com/ größer die reibungszahl ist