Ano Letivo

2015

Unidade Curricular

Tese de Mestrado

Ano Curricular


Orientação

Cidália Ferreira Silva e Marta Labastida Juan

Lugar de Intervenção

Creixomil, Guimarães, Portugal

Dos Ciclos e Sistemas aos Interstícios de Creixomil

Entre o seu conhecimento e transformação potencial

Gonçalo Fernandes

Dos Ciclos e Sistemas aos Interstícios de Creixomil: entre o seu conhecimento e transformação potencial é uma investigação sobre a Freguesia de Creixomil através dos seus espaços intersticiais, entre a Estrada Nacional 206 e a Variante de Creixomil. Através dessa investigação, pretende-se encontrar ferramentas projetuais que incitam o seu potencial inerente e relacional.

Esse estudo é motivado pelas contínuas transformações que ocorrem na Freguesia de Creixomil fruto da expansão urbana da Cidade de Guimarães que por sua vez se sobrepôs às suas vocações especificas relativas à água e ao solo. Esta sobreposição fragmentou o território, modificando o parcelamento, os modos de vida, gerando espaços não planeados intersticiais entre terrenos agrícolas e a expansão urbana da Cidade de Guimarães. Esses Interstícios são o olhar específico de aprofundamento, pois através da observação das aparentes fragilidades fruto do seu abandono, não ocupação e desuso, é possível encontrar vocações e oportunidades tanto para a agricultura, flora e fauna, como potenciais utilizações coletivas. Neles se encontram sinais de utilizações passadas, assim como apropriações presentes e possibilidades futuras, sendo produtos do/no tempo e do/no espaço.

 

É através dessas questões que o seu potencial se torna um tema de estudo essencial para a compreensão integral do território constituinte. É planeada uma estratégia enquanto resposta ativa às inquietações que estes espaços revelam, a qual, através de ações pontuais e incisivas, pretende voltar a integrar os Interstícios nas dinâmicas territoriais mais alargadas, fortalecendo as suas vocações e preparando-os para apropriações indeterminadas. Dos Ciclos e Sistemas aos Interstícios é um estudo entre escalas, entre tempos e entre relações territoriais, que pretende encontrar modos de articular espaços aparentemente desconexos da sua envolvente. Essa relação é feita através de uma intervenção que aproxima o potencial do território de Creixomil às necessidades do coletivo, sendo os Interstícios o instrumento de articulação dessa aproximação.