Ano Letivo

2007/2008

Unidade Curricular

Laboratório de Urbanística

Ano Curricular


Docência

Cidália Ferreira da Silva, Vincenzo Riso, Ana Lopes

Título do Exercício

Representação com nome

Lugar de Intervenção

Nespereira, Guimarães

Enunciado do Exercício

Com este exercício pretende-se que os alunos assimilem que tudo o que se representa tem uma intenção e tem um nome que identifica a interpretação específica.

O exercício foi realizado sobre diversas áreas do concelho de Guimarães. Procedeu-se à divisão do concelho em partes, sendo que cada parte constituiu uma amostra de tecido que foi fornecido a um grupo de 2 alunos. Juntamente com a amostra foi fornecida a palavra Interstícios — selecionada a partir do texto «De la ciudad que sube al paisaje eu avanza», de Mirko Zardini que serviu de base à interpretação da amostra. Esta palavra foi comum a todos os grupos de trabalho. O aprofundamento do trabalho baseia-se na cartografia fornecida assim como através do trabalho de campo.

Interstício entre Vias Lineares

Amandine Antunes e João Peixoto

Fotografia catalisadora do tema

Fotografia catalisadora do tema

 

Após a análise e identificação de interstícios na amostra territorial fornecida, optamos por representar o Interstício composto parcelas agrícolas, definido por duas vias lineares: o caminho de ferro e a estrada Nacional, ambas adjacentes a uma linha de água.

À estrada Nacional encontramos agregadas as parcelas edificadas. No caso da linha férrea encontramos: maioritariamente, parcelas agrícolas conformadas pela topografia na qual estão assentes; em menor quantidade, pequenos núcleos urbanos; e pontualmente parcelas industriais.

Numa análise pormenorizada ao espaço intersticial selecionado, identificamos uma variedade elementos que delimitam e desenham a estrutura parcelar, como muros, vegetação e linhas de água.

 

 

Identificação de interstícios na área em estudo

Identificação de interstícios na área em estudo

 

 

Linhas delimitadoras do interstício. Estudo negativo/positivo

Linhas delimitadoras do interstício. Estudo negativo/positivo

 

 

Estudo do interstício selecionado

Estudo do interstício selecionado

 

 

Planta síntese

Planta síntese