Ano Letivo

2012/2013

Unidade Curricular

Tese de Mestrado

Orientação

Cidália Ferreira da Silva

Lugar de Intervenção

Kõpi Wasteland, Berlim, Alemanha

Kõpi Wasteland

The Transformation of a noWHERE into a nowHERE

Belen Zevallos

Este trabalho é uma reflexão prática do processo de mudança de “Köpi wasteland”. Ao tentar descobrir o impacto do Muro de Berlim hoje, acabamos por descobrir um projeto escondido. Encontramos um lugar, uma antiga área militar, consequência do Muro de Berlim. Esta área é definida hoje como um “wasteland”, um noWHERE.

 

Decidimos estudar a área, através de uma viagem exploratória dirigida ao entendimento deste lugar. Através da nossa experiência vivida, o “rótulo”/nome deste lugar, foi averiguado através de ferramentas in situ de exploração e questionamento. Pouco a pouco, descobrimos que este espaço não é um “wasteland”. Depois de estudar o lugar tornou-se óbvio que o rótulo não corresponde à realidade. Assim, foi necessário o desenvolvimento de uma nova definição: NowHERE. Esta palavra explica o paradoxo que os “não lugares” enfrentam no dia a dia. O principal problema com “wastelands” não é a falta de programa, mas a falta de conhecimento destes espaços. O que está a acontecer realmente naquele lugar? Uma das mudanças mais importantes em todo este processo de pesquisa foi o reconhecimento deste espaço como lugar.

 

O presente trabalho consiste numa documentação do projeto que já lá está, explicando a sua categoria “incerta” como uma característica positiva. Além disso, reflete sobre a compreensão do lugar de projeto-lugar antes da fase de desenvolvimento convencional de elaboração de um projeto para um lugar, e de que forma se podem trazer essas qualidades para projetar como uma continuidade no tempo.