Ano Letivo

2013/2014

Unidade Curricular

Atelier 1A – Paisagem

Ano Curricular


Docência

Rute Carlos

Título do Exercício

A Paisagem da Veiga de Creixomil

Lugar de Intervenção

Veiga de Creixomil, Guimarães

Enunciado do Exercício

ATELIER 1A contempla um único exercício prático, faseado, que tem como objetivo a reflexão e a transformação da Veiga de Creixomil.

Partindo desta área de reserva agrícola e ecológica, procurar-se-á analisar a complexidade do lugar, interpretando os elementos, os processos, as dinâmicas e as lógicas relacionais que caracterizam a sua paisagem, de modo a formular uma estratégia de atuação que ative o seu potencial latente.

O exercício desenvolve-se em três fases:

(1) ANÁLISE – a partir da observação in situ e da exploração do lugar os alunos, em grupo, deverão construir uma narrativa (crítica e seletiva) que sintetize a problemática e o potencial do lugar e que aponte uma ideia/conceito de intervenção.

(2) ESTRATÉGIA – a través da exploração da ideia, os alunos deverão descobrir/desenvolver as ferramentas que permitem sintetizar o processo de atuação, enquadrando-o num projeto estratégico capaz de definir em simultâneo, um método de atuação e um compromisso formal com o lugar, definindo programa(s), escala(s) e tempos(s) de intervenção. Nesta fase serão também definidos os âmbitos de atuação individual.

(3) ATUAÇÃO – a partir da estratégia, cada aluno individualmente irá produzir um estudo preliminar de um âmbito de atuação, desenvolvendo ferramentas que o permitam sintetizar. Esta fase concluirá com a definição formal e construtiva de uma ou várias intervenções propostas.

Laboratório Ecológico

Diogo Bento, Filipe Monteiro, Gonçalo Fernandes, Inana Alkhadour e Klara Mitlerova

Painel de grupo

Painel de grupo

Laboratório ecológico é uma resposta para aumentar a consciência do público para o potencial da Veiga enquanto habitat de variada flora e fauna. Para esse fim, pretende-se executar um conjunto de intervenções ao nível do solo e da agua que pretendem: ensinar, melhorar e preservarEnsinar o público para a importância, variedade e riqueza da Veiga de Creixomil enquanto ecossistema; Melhorar a sua relação com as pessoas; Ao aumentar a consciência do público com estas medidas, estarão mais atentos à preservação do espaço.

 

As intervenções focam pontos críticos da Veiga: as margens do rio Couros e as inundações dos cultivos, a poluição do rio Couros, a importância da variedade e rotatividade de cultivos, as variadas parcelas agrícolas abandonadas e para o ecossistema húmido Paul que se localiza no seu interior. As intervenções são planificadas ao longo do tempo e planeadas para se expandirem para localizações exteriores à própria Veiga.

 

 

AGRICULTURA DE GRANDE ESCALA, Diogo Bento

Painel individual. Diogo Bento

Painel individual. Diogo Bento

A Veiga de Creixomil pode servir de modelo de boas práticas para a agricultura de grande escala tendo repercussões para o resto do território.  O trabalho de grupo divide-se em três fases de intervenção estando cada projeto individual agregado ao esquema de intervenção geral.
Na 1ªfase de intervenção para a agricultura de grande escala é proposto a criação de uma parcela modelo. Esta servirá como modelo de boas práticas agrícolas e fomentara a comunicação com os agricultores.
Na 2.ª fase de será proposto que os agricultores façam uma variação de cultivos nos ciclos de inverno. Desta forma mantém o cultivo de milho como cabeça de rotação no ciclo de verão ao mesmo tempo que obtém um ganho extra. A matéria orgânica que sobra das culturas poderá ser depositada no centro de compostagem localizado na parcela modelo.
Na 3ª fase de intervenção estará exposto na parcela modelo dois exemplos de cultivo em alternativa ao monocultivo tradicional.  As duas propostas incutidas nesta fase são a consociação de espécies e a prática de forrageira em sub-coberto de milho.
A Veiga surge assim como exemplo de boas práticas sendo uma boa influencia em termos de técnicas sustentáveis para os restantes agricultores.

 

 

AGRICULTURA DE PEQUENA ESCALA, Filipe Monteiro

Painel individual. Filipe Monteiro

Painel individual. Filipe Monteiro

As parcelas de pequena escala são um elemento muito importante na Veiga de Creixomil, por estarem nelas representadas uma grande parte da agricultura com diferentes culturas exploradas.

O conjunto de ações passa por transmitir novos conhecimentos de agricultura biológica aos agricultores da Veiga, procurando a preservação dos solos, criando postos de compostagem para a produção de fertilizantes naturais.

Por outro lado, pretende-se utilizar os baldios existentes na Veiga, com dois objetivos estabelecidos: utilizar os terrenos próximos dos agricultores para introduzir esta nova abordagem da agricultura de pequena escala, de uma forma prática, exemplificando as vantagens desta prática agrícola; pretende-se utilizar o grande baldio a Este da Veiga, próximo da Horta Pedagógica, fomentando a expansão da mesma, utilizando a mesma estrutura de lotes já existente, seguindo as medidas da câmara e alargando a aprendizagem a mais população, como resposta à atitude positiva da população vimaranense que procura, cada vez mais, a sua horta.

 

 

PAUL, Gonçalo Fernandes

Gonçalo Fernandes

Gonçalo Fernandes

O objetivo da proposta é a aumentar a consciência do público para a importância do Paul (um ecossistema húmido que se desenvolveu naturalmente no interior da Veiga de Creixomil) e criar um modelo expansível a parcelas com características semelhantes. A sua preservação é de extrema importância pois é a casa para variadas espécies de flora e fauna, vestígios de uma Veiga anterior à exploração agrícola. As ações baseiam-se em três atos distintos: ensinar a importância do ecossistema, melhorar a sua relação com o público e aumentar a consciência para a futura preservação do espaço. Para esse fim, pretende-se construir uma torre para observação de aves e um passadiço que percorre o interior do Paul, ensinando e evidenciando as espécies fauna e flora, assim como o crescimento da vegetação.

 

 

FLOODS, Inana Alkhadour

Painel individual.

Painel individual. Inana Alkhadour

 

 

POLLUTION, Klará Mitlenerová

Painel individual.

Painel individual. Klará Mitlenerová