Ano Letivo

2012/2013

Unidade Curricular

Atelier 2A – Território

Ano Curricular


Docência

Marta Labastida

Título do Exercício

Aproximação ao Vale do Ave

Lugar de Intervenção

Ronfe, Guimarães

Enunciado do Exercício

O programa contempla um único exercício que tem como objetivo principal ensaiar alternativas de intervenção no território difuso contemporâneo questionando oportunidades na intervenção que implica “descobrir” novas aproximações ao lugar e ao projeto. Perante uma área localizada (na freguesia de Ronfe)(entre as freguesias de Silvares e Ronfe) (ao longo da EN206, na freguesia de Pousada de Saramagos em Vila nova de Famalicão), os alunos devem confrontar distintas aproximações ao lugar interpretando as problemáticas específicas do território difuso contemporâneo.

Esta experiência permite não só reconhecer o lugar como trabalhar a proposta desde três ações de mediação: Respigar_ selecionar e valorar aquilo encontrado no lugar. Reciclarconsiderar o passado e o futuro desde a noção de processo. Bricolar_ destreza provisional, sem modelos, que faculta a construção e a renovação de ferramentas de ação a partir do descoberto no lugar.

Cada uma das aproximações deverá ser capaz de apontar novas alternativas de intervenção em forma de projeto-estratégia que determine novos campos de relações no lugar ativando processos existentes ou possíveis.

Nomos

Carla Ferreira, Tânia Silva e Giovanni Galdieri